GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO
• TEXTOS
ARGUMENTATIVOS
• Professor
Elvys Roberto
• O
texto argumentativo é uma tipologia textual que visa intervir
diretamente nas opiniões, atitudes ou comportamentos das pessoas.
• Características
do texto argumentativo:
ü Defende-se
um ponto de vista sobre determinado assunto;
ü O
ponto de vista é fundamentado com argumentos;
ü Estrutura
básica: introdução (ideia principal), desenvolvimento (argumentos) e conclusão
(confirmação da ideia principal);
ü Linguagem
de acordo com a variedade padrão;
ü O
autor pode coloca-se de modo pessoal (1ª pessoa) ou impessoal (3ª pessoa);
ü Presença
de palavras e expressões que introduzam opiniões pessoais ou impessoais. (CEREJA e MAGALHÃES, 2003, p.138).
• No
texto argumentativo, o efeito buscado é a persuasão ou o convencimento.
Os textos argumentativos estão presentes em vários gêneros, como:
Artigo de opinião, debate, editorial,
carta argumentativa, resenha etc.
• Dentre
os gêneros, que possibilitam a argumentação, estudaremos um deles:
o artigo de opinião
A educação no Brasil tem sido discutida cada vez mais, uma vez que ela é o principal aspecto de desenvolvimento de uma nação.
Enquanto nosso governo investe na expansão econômica e financeira do país, a educação regride, apresentando muitos problemas estruturais. Principalmente nas pequenas cidades, o investimento para a educação é mal aplicado e, muitas vezes, as verbas são desviadas.
Por esse motivo, o nosso país está longe de ser um país desenvolvido até que o descaso com a educação persista.
Acima de tudo, os governantes do nosso país precisam ter a consciência de que enquanto a educação estiver à margem, problemas como violência e pobreza persistirão. Assim, o lema da nossa bandeira será sempre uma ironia. “Ordem e progresso” ou “Desordem e Regresso”?
Nosso grande educador Paulo Freire já dizia: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
• É
um gênero jornalístico, e como tal é escrito com a linguagem pautada na
variante padrão. Além disso, é assinado e traz a interpretação, análise ou
opinião do articulista sobre um fato, assunto ou tema de relevância.
• Os jornais e revistas funcionam como suportes
para suas publicações.
• O
gênero artigo de opinião
ü O
autor se posiciona acerca de uma questão
polêmica de interesse público;
ü Apresenta
uma polêmica: assunto que gera discussões, opiniões distintas;
ü Essas opiniões afetam a vida de todos interesse público, relevância social;
ü Há
um debate forma de participar da vida
pública de uma comunidade, exercer o papel de cidadão.
• Esse
gênero nasceu e subsiste na imprensa escrita. Tem como funções:
informar os leitores (notícias), analisar e discutir a realidade.
• conteúdo
•
1-Posicionar-se explicitamente em relação a uma questão polêmica;
2- Formular , claramente, a questão problema;
3- Tomar conhecimento do que já foi dito sobre o assunto e por quem;
4- Inserir a questão no contexto do debate;
• 5-Incorporar
a posição de outras pessoas (seja para concordar, seja para discordar) e,
fundamentalmente, argumentar, ou seja, justificar a própria opinião com
fatos, dados, exemplos, evidências, princípios, comparações, citação da opinião
de especialistas etc;
6- Argumentar significa convencer e persuadir e é isso que precisa ser feito
durante toda a produção com relação ao conteúdo desta. Para tanto, é preciso
ter o cuidado de não entrar em contradição com aquilo que se defende;
• 7-
Dar um título adequado ao conteúdo articulado.
• Os
artigos de opinião solicitados nas escolas e em vestibulares , geralmente giram
em torno de questões polêmicas: assuntos cujas soluções apresentadas não são
consensuais.
Essas questões são formuladas de maneira a ser possível respondê-la com um
“sim” ou com um “não”; para isso é preciso que se assuma uma posição “contra”
ou “a favor”.
• Estrutura
de um artigo de opinião
• Embora
cada articulista possa demonstrar o seu estilo de escrita, sobretudo aqueles
mais consagrados, minimamente é possível reconhecer alguns elementos
composicionais:
Introdução —
contextualização e/ou apresentação da questão que está sendo discutida.
Desenvolvimento —
explicitação do posicionamento adotado com a utilização de argumenAtos e
de contra-argumentos; apresentação de dados, informações e discurso de
autoridade.
Conclusão —
ênfase/retomada da tese e/ou proposta de intervenção social.
• Tipos
de argumentação
• Para
escrever um bom texto, o(a) autor(a) deve antecipar-se quanto aos possíveis
posicionamentos contrários de seu interlocutor, utilizando-se da
contra-argumentação. Portanto, é essencial estudar bastante o assunto antes da
produção do texto, para que o discurso não se limite ao senso comum e seja,
sobretudo, convincente.
• Quanto
aos elementos linguísticos:
• É
importante utilizar os conectivos e expressões que introduzem argumentos
(“pois”, “porque”, “uma vez que” etc.) e conclusões (“portanto”, “logo”,
“então”, “assim” etc.) e por fim, reafirmar a tese.
• Ao
final: se não foi feito antes, articular o local ao geral, mostrar o porquê do tema ser para interesse
público-leitor.
É nessas condições que o artigo de opinião pode ser eficaz em convencer o
leitor, influenciá-lo ou conclamá-lo à ação.
Ao final da leitura, o leitor tem que ter a impressão de que o autor não deixa
de ter razão, mesmo que não concorde totalmente com ele.
• Chegou
a hora de realizar a leitura de um artigo de opinião
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