ATIVIDADE ARTIGO DE OPINIÃO

 

Artigo de Opinião

 

Opinião: Aluno contesta autoridade ao usar celular em sala de aula

Escolas, como as do Rio de Janeiro, estão certas ao impor limites.
Proibição pode ser autoritária, mas é necessária.

 

Tivemos a notícia de que as escolas do Rio de Janeiro estão proibindo o uso de aparelhos que tocam Mp3 e celulares em sala de aula. Essa atitude é no mínimo coerente. Usar instrumentos alheios aos objetivos de uma aula é algo inconcebível num ambiente em que a concentração é ferramenta básica. Sem se concentrar no objeto de estudo, fica difícil aprender.


É simples perceber que uma interferência sonora atrapalha a capacidade de concentração das pessoas. Não à toa, em salas de cinema, sem ter um controle rígido, é solicitado aos expectadores que desliguem os aparelhos de celular. Nem todos o fazem. E quando um toca, seu proprietário corre sério risco de ser vaiado. Com certeza, o ruído vai tirar a concentração e a compreensão daquilo que está sendo assistido.

 

Quanto ao uso de Mp3 no cinema, nunca tive notícias. Mas a ideia parece meio estranha. Ou se ouve música, ou se assiste o filme. Quando usamos os vários órgãos do sentido, fica mais fácil a compreensão daquilo que se quer apreender. A aprendizagem se dá de maneira mais completa.

 

Se essa restrição existe numa sala de cinema, ela deve ser maior numa de aula, lugar por excelência para se aprender.

 

Algumas pessoas podem achar essa atitude um tanto quanto autoritária. Pode até ser. No entanto, nas escolas as regras devem ser bem claras, pois o público alvo são crianças e adolescentes, pessoas que estão construindo e exercitando sua maneira de ser. Dependendo de como isso se der, vai ter importância em sua vida futura.

 

Não dá para imaginar determinados profissionais falando ao celular ou ouvindo Mp3 enquanto trabalham. Pensemos no professor em sala de aula. Seria no mínimo desprezo ou desleixo com o que faz.

 

Podemos pensar que não usar aparelhos eletrônicos seria uma atitude óbvia de um aluno. E muito menos que os pais permitissem. Só que os estudantes, principalmente considerando os adolescentes, estão num momento de experimentação e desafio.

 

Quando falam ao telefone ou mandam mensagens durante as atividades escolares, estão de certo modo dizendo o quanto não estão nem aí para a autoridade e que nada do que ela diz tem importância, que ele tem seu jeito próprio de ser e isso é o que conta. Vão além dos limites.

 

Só que ultrapassar os limites como um modo de se auto afirmar nem sempre é confortável. Todos precisam deles de maneira clara para se situarem no mundo. E a escola, ao impor essa regra, vem ao encontro também dessa necessidade, ou seja, sinaliza até onde se pode ir. E até onde se aguenta ir. Pois, pelos comentários de alguns alunos sobre essa questão, eles a apoiam. Percebem, como todo mundo, que a utilização de outras coisas que fogem ao propósito da aula dificulta a concentração e a aprendizagem.

 

Eles estão no papel deles: transgredir e testar os limites. E a escola no dela: cuidar para que o aprendizado se dê efetivamente e colocar limites claros para a convivência no ambiente escolar.

 

No fim, todos vão sair ganhando.
 

(Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga) 

 

 

 

 

 

 

 

Escola:

Estudante:

Ano:                                                     Turma:                                                                         Data:        /         /

 

1.     Em um “Artigo de Opinião” usa-se uma dissertação argumentativa onde o Articulista irá usar argumentos que defendam sua opinião em relação ao tema e tese abordados no texto. Cite no mínimo dois argumentos usado pelo aluno para defender sua opinião.

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2.     Todo gênero textual tem sua função. Compreendendo que a função do “Artigo de Opinião” é algo onde o Articulista usa seus argumentos para tentar fazer com que o leitor:

 

                  I.        Ao ler o artigo se convença de sua opinião exposta no artigo, porém sem concorda com o que está lendo tendo o objetivo de informar e persuadir o leitor.

                 II.        Ao ler o artigo se convença de sua opinião exposta no artigo, passando até a mudar sua opinião se preciso tendo o objetivo de informar e persuadir o leitor.

                III.        Sinta-se espantado com a notícia passada de maneira metafórica fazendo com que o leitor se convença do que está lendo.

·         Está correta:

 

a.     I

b.     I e III

c.     II

d.     I e II

 

3.     Com base nas características do “Artigo de Opinião”, marque a alternativa que indica os atributos do mesmo.

 

a.     textos pequenos, linguagem objetiva e coloquial, possuem títulos polêmicos e etc..

b.     Uso da argumentação e persuasão, textos escritos em primeira e terceira pessoa do plural, escolha de temas da atualidade, são produções veiculadas nos meios de comunicação e etc.

c.     Contém verbos no presente e no imperativo, faz uso de argumentação e persuasão, textos escritos em primeira e terceira pessoa do singular.

d.     N D A.

 

4.     No artigo de opinião, além de expor seu ponto de vista sobre um assunto, o articulista busca convencer o leitor da justeza e de suas ideias, apresentando os argumentos que o levaram a defender determinado ponto de vista.

 

Assinale os argumentos usados pela articulista para justificar sua opinião sobre o uso do celular em sala de aula.

 

(  )  ”[...] Interferência sonora atrapalha a capacidade de concentração [...]”

(  )  “[...] Nas escolas as regras devem ser bem claras, pois o público-alvo são crianças e adolescentes [...]”

(  )  “[...] quando falam ao telefone ou mandam mensagens durante a atividade escolar, estão, de certo modo, dizendo o quanto não estão nem aí para a autoridade [...]”

(  )  “Algumas pessoas podem achar essa atitude um tanto quanto autoritária”.

 

5.     O artigo de opinião é um gênero textual que pode ser publicado, principalmente, em jornais, revistas e sites da internet. Nele, o articulista discute questões polêmicas, opina e argumenta sobre fatos que envolvem a coletividade.

 

Com base nisso, levante hipóteses.

 

a.     De modo geral, quem lê um artigo de opinião? _________________________________________________________________________________________________

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b.     Qual a finalidade de um artigo de opinião?

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Como em provas não existem sorte, bons estudos!


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