ATIVIDADE ARTIGO DE OPINIÃO
Artigo de Opinião
Opinião: Aluno contesta
autoridade ao usar celular em sala de aula
Escolas, como
as do Rio de Janeiro, estão certas ao impor limites.
Proibição pode ser autoritária, mas é necessária.
Tivemos a notícia de que as escolas do Rio de
Janeiro estão proibindo o uso de aparelhos que tocam Mp3 e celulares em sala de
aula. Essa atitude é no mínimo coerente. Usar instrumentos alheios aos
objetivos de uma aula é algo inconcebível num ambiente em que a concentração é
ferramenta básica. Sem se concentrar no objeto de estudo, fica difícil
aprender.
É simples perceber que uma interferência sonora atrapalha a capacidade de
concentração das pessoas. Não à toa, em salas de cinema, sem ter um controle
rígido, é solicitado aos expectadores que desliguem os aparelhos de celular.
Nem todos o fazem. E quando um toca, seu proprietário corre sério risco de ser
vaiado. Com certeza, o ruído vai tirar a concentração e a compreensão daquilo
que está sendo assistido.
Quanto ao uso de Mp3
no cinema, nunca tive notícias. Mas a ideia parece meio estranha. Ou se ouve
música, ou se assiste o filme. Quando usamos os vários órgãos do sentido, fica
mais fácil a compreensão daquilo que se quer apreender. A aprendizagem se dá de
maneira mais completa.
Se essa restrição
existe numa sala de cinema, ela deve ser maior numa de aula, lugar por
excelência para se aprender.
Algumas pessoas podem
achar essa atitude um tanto quanto autoritária. Pode até ser. No entanto, nas
escolas as regras devem ser bem claras, pois o público alvo são crianças e
adolescentes, pessoas que estão construindo e exercitando sua maneira de ser.
Dependendo de como isso se der, vai ter importância em sua vida futura.
Não dá para imaginar
determinados profissionais falando ao celular ou ouvindo Mp3 enquanto
trabalham. Pensemos no professor em sala de aula. Seria no mínimo desprezo ou
desleixo com o que faz.
Podemos pensar que não
usar aparelhos eletrônicos seria uma atitude óbvia de um aluno. E muito menos
que os pais permitissem. Só que os estudantes, principalmente considerando os
adolescentes, estão num momento de experimentação e desafio.
Quando falam ao
telefone ou mandam mensagens durante as atividades escolares, estão de certo
modo dizendo o quanto não estão nem aí para a autoridade e que nada do que ela
diz tem importância, que ele tem seu jeito próprio de ser e isso é o que conta.
Vão além dos limites.
Só que ultrapassar os
limites como um modo de se auto afirmar nem sempre é confortável. Todos
precisam deles de maneira clara para se situarem no mundo. E a escola, ao impor
essa regra, vem ao encontro também dessa necessidade, ou seja, sinaliza
até onde se pode ir. E até onde se aguenta ir. Pois, pelos comentários de
alguns alunos sobre essa questão, eles a apoiam. Percebem, como todo mundo, que
a utilização de outras coisas que fogem ao propósito da aula dificulta a
concentração e a aprendizagem.
Eles estão no papel
deles: transgredir e testar os limites. E a escola no dela: cuidar para que o
aprendizado se dê efetivamente e colocar limites claros para a convivência no
ambiente escolar.
No fim, todos vão sair ganhando.
(Ana Cássia Maturano é
psicóloga e psicopedagoga)
Escola: |
Estudante: |
Ano: Turma: Data: / / |
1.
Em um “Artigo de Opinião” usa-se uma
dissertação argumentativa onde o Articulista irá usar argumentos que defendam
sua opinião em relação ao tema e tese abordados no texto. Cite no mínimo dois
argumentos usado pelo aluno para defender sua opinião.
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2.
Todo gênero textual tem sua função. Compreendendo
que a função do “Artigo de Opinião” é algo onde o Articulista usa seus
argumentos para tentar fazer com que o leitor:
I.
Ao ler o artigo se convença de sua opinião exposta
no artigo, porém sem concorda com o que está lendo tendo o objetivo de informar
e persuadir o leitor.
II.
Ao ler o artigo se convença de sua opinião exposta
no artigo, passando até a mudar sua opinião se preciso tendo o objetivo de
informar e persuadir o leitor.
III.
Sinta-se espantado com a notícia passada de maneira
metafórica fazendo com que o leitor se convença do que está lendo.
·
Está correta:
a. I
b. I e III
c. II
d. I e II
3.
Com base nas características do “Artigo de Opinião”,
marque a alternativa que indica os atributos do mesmo.
a. textos pequenos, linguagem objetiva e coloquial, possuem títulos
polêmicos e etc..
b. Uso da argumentação e persuasão, textos escritos em primeira e terceira
pessoa do plural, escolha de temas da atualidade, são produções veiculadas nos
meios de comunicação e etc.
c. Contém verbos no presente e no imperativo, faz uso de argumentação e
persuasão, textos escritos em primeira e terceira pessoa do singular.
d. N D A.
4.
No artigo de opinião, além de expor seu ponto de
vista sobre um assunto, o articulista busca convencer o leitor da justeza e de
suas ideias, apresentando os argumentos que o levaram a defender determinado
ponto de vista.
Assinale os argumentos usados pela articulista para
justificar sua opinião sobre o uso do celular em sala de aula.
( )
”[...] Interferência sonora atrapalha a capacidade de concentração
[...]”
( )
“[...] Nas escolas as regras devem ser bem claras, pois o público-alvo
são crianças e adolescentes [...]”
( )
“[...] quando falam ao telefone ou mandam mensagens durante a atividade
escolar, estão, de certo modo, dizendo o quanto não estão nem aí para a
autoridade [...]”
( )
“Algumas pessoas podem achar essa atitude um tanto quanto autoritária”.
5.
O artigo de opinião é um gênero textual que pode
ser publicado, principalmente, em jornais, revistas e sites da internet. Nele,
o articulista discute questões polêmicas, opina e argumenta sobre fatos que
envolvem a coletividade.
Com base nisso, levante hipóteses.
a. De modo geral, quem lê um artigo de opinião?
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b. Qual a finalidade de um artigo de opinião?
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Como em provas não existem
sorte, bons estudos!