VERBOS- MODOS E TEMPOS
Os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) se unem aos modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) para indicar a forma como ocorrem as ações, estados ou fenômenos expressados pelo verbo.
O modo indicativo expressa certezas. Exemplo: O aluno entendeu.
O modo subjuntivo expressa desejos e possibilidades. Exemplo: Tomara que o aluno entenda.
O modo imperativo expressa ordens, pedidos. Exemplo: Por favor, entenda!
Tempos do modo indicativo
Os tempos do indicativo são: presente, pretérito (perfeito, imperfeito e pretérito mais-que-perfeito), futuro (do presente e do pretérito).
Presente
O presente do indicativo exprime uma ação na atualidade. Exemplo: Leio o jornal todos os dias pela manhã.
Conjugação do verbo ler no presente do indicativo: (eu) leio, (tu) lês, (ele) lê, (nós) lemos, (vós) ledes, (eles) leem.
Pretérito
O pretérito indica passado e, no modo indicativo, ele é usado para situações acabadas, para situações inacabadas ou para situações anteriores a outras já passadas.
Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.
1. Pretérito perfeito - o pretérito perfeito do indicativo exprime uma ação concluída. Exemplo:
Porém, ontem não li o jornal.
Conjugação do verbo ler no pretérito perfeito: (eu) li, (tu) leste, (ele) leu, (nós) lemos, (vós) lestes, (eles) leram.
2. Pretérito imperfeito - o pretérito imperfeito do indicativo exprime uma ação anterior ao presente, mas ainda não concluída. Exemplo: Antes não lia nenhum tipo de publicação.
Conjugação do verbo ler no pretérito imperfeito do indicativo: (eu) lia, (tu) lias, (ele) lia, (nós) líamos, (vós) líeis, (eles) liam.
3. Pretérito mais-que-perfeito - o pretérito mais-que-perfeito exprime uma ação anterior a outra já concluída. Exemplo: Quando saí para trabalhar, já lera o jornal de hoje.
Esse tempo está em desuso, porém embora não seja empregado, é importante conhecê-lo. É mais comum combinar dois ou mais verbos que transmitam o mesmo sentido. Exemplo: Quando saí para trabalhar, já tinha lido o jornal de hoje.
Conjugação do verbo ler no pretérito mais-que-perfeito: (eu) lera, (tu) leras, (ele) lera, (nós) lêramos, (vós) lêreis, (eles) leram.
Futuro
O futuro indica algo que se realizará e, no modo indicativo, ele e é usado para situações que se realizarão depois do momento em que falamos ou para situações que se realizariam, se não fossem interrompidas por uma situação passada.
1. Futuro do presente - o futuro do presente exprime uma ação que irá se realizar. Exemplo:
Amanhã lerei o jornal na hora do almoço.
Conjugação do verbo ler no futuro do presente: (eu) lerei, (tu) lerás, (ele) lerá, (nós) leremos, (vós) lereis, (eles) lerão.
2. Futuro do pretérito - o futuro do pretérito exprime uma ação futura em relação a outra já concluída. Exemplo: Leria mais se houvera (ou se tivesse havido) tempo.
Conjugação do verbo ler no futuro do pretérito: (eu) leria, (tu) lerias, (ele) leria, (nós) leríamos, (vós) leríeis, (eles) leriam.
Tempos do modo subjuntivo
Os tempos do subjuntivo são: presente, pretérito (imperfeito) e futuro.
Presente
O presente do subjuntivo exprime uma ação na atualidade que é incerta ou duvidosa. Exemplo:
Que eles leiam!
Conjugação do verbo ler no futuro do subjuntivo: (que eu) leia, (que tu) leias, (que ele) leia, (que nós) leiamos, (que vós) leiais, (que eles) leiam.
Pretérito
O pretérito imperfeito do subjuntivo exprime um verbo no passado dependente de uma ação também já passada. Exemplo: Se eles lessem estariam informados.
Conjugação do verbo ler no pretérito imperfeito do subjuntivo: (se eu) lesse, (se tu) lesses, (se ele) lesse, (se nós) lêssemos, (se vós) lêsseis, (se eles) lessem.
Futuro
O futuro do subjuntivo exprime uma ação que irá se realizar dependendo de outra ação futura. Exemplo:
Quando eles lerem ficarão informados.
Conjugação do verbo ler no futuro do subjuntivo: (quando eu) ler, (quando tu) leres, (quando ele) ler, (quando nós) lermos, (quando vós) lerdes, (quando eles) lerem.
Tempos do modo imperativo
O modo imperativo se apresenta apenas no presente, e pode ser afirmativo ou negativo.
Modo imperativo afirmativo
O imperativo afirmativo expressa uma ordem na forma positiva. Exemplo:
Eu estou cansada. Leia ele o relatório.
Conjugação do verbo ler no imperativo afirmativo: lê (tu), leia (você), leiamos (nós), lede (vós), leiam (vocês).
Modo imperativo negativo
O imperativo negativo expressa uma ordem na forma negativa. Exemplo:
Precisamos de uma apresentação natural. Não leia ele o trabalho.
Conjugação do verbo ler no imperativo negativo: não leias (tu), não leia (você), não leiamos (nós), não leiais (vós), não leiam (vocês).
LINK PARA TER ACESSO A TABELA DAS TERMINAÇÕES: https://www.conjugacao.com.br/terminacoes-verbais/